sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Até onde vale a liberdade de expressão ?

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões,idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Na Constituição brasileira de 1988 , podemos ler no Art. 5º, parágrafo IX que, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Agora a pergunta principal desse post é saber até onde essa lei favoreçe a liberdade de expressão.Hoje podemos ver manifestações artísticas que não só comprometem o meio ambiente, como tambem trazem um certo desconforto.Podemos citar por exemplo festas bailes que são organizadas pelas torcidas organizadas de times de futebol, onde muita das vezes tem como principal objetivo atingir com suas letras musicais os digamos "rivais", letras que incentivam o confronto direto de jovens que talvez pela má informação se deixam usar como massa de manobra para tais eventos.Outro exemplo claro são musicas quem em suas letras expõem a integridade feminina, palavras perjorativas, que de um certo modo generaliza o sexo feminino como se todas as mulheres fossem iguais no sentido em que se fala a letra da mesma "música".O interessante é que na maioria das vezes letras com esse teor desagradável são cantadas pelas próprias mulheres, como se fosse uma auto afirmação do que é mostrado na letra, entre outros exemplos que não vale a pena nem citar.

Será que estão se aproveitando da lei de liberdade de expressão? Ou estão apenas confundindo as coisas? (rsrsrs) Piada né? conta outra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário